Casamento na Fazenda
Compartilhe
O que você imagina quando pensa em um casamento na fazenda? Certamente idealiza um evento lindo, ao ar livre, com bastante área verde, árvores, flores, borboletas e um clima bem gostoso. De fato isso é verdade! Um casamento na fazenda pode proporcionar isso, e as fotos ficam sempre maravilhosas. Mas para que tudo isso dê certo, é necessário um bom planejamento com antecedência.
Se você está procurando por dicas, referências e fotos de casamento na fazenda, está no lugar certo. Sou Mariana Tessaroto, fotógrafa de casamentos em Indaiatuba - SP e região, e preparei este artigo para você. Siga a leitura!
Vantagens do casamento na Fazenda
Já tive a oportunidade de fotografar alguns casamentos na fazenda, e posso afirmar que a sensação tanto para mim quanto para os noivos e convidados é maravilhosa. Ar puro, natureza, clima gostoso, e uma luz incrível.
Esse tipo de casamento também é indicado para aqueles casais que querem algo um pouco mais reservado e ao mesmo tempo sofisticado, como também aqueles que gostam de curtir mais o final de semana e aproveitar toda estrutura que alguns locais oferecem.
Ah, sem falar do making of. Muitas fazendas tem a opção de tanto o noivo quanto a noiva se arrumarem no local. E olha, esses espaços são lindos e diferenciados. Conseguimos fazer fotos perfeitas sem o medo de atraso, afinal o casal já está no local do evento.
Tudo isso é perfeitamente possível em um casamento na fazenda, e o resultado é sempre inesquecível. Entretanto, para que tudo saia perfeito, é necessário um planejamento específico. Falarei disso logo abaixo.
Casamento na fazenda: planejamento é tudo
Como disse acima, um casamento na fazenda exige um bom planejamento com antecedência. Isso é fundamental para que a decoração fique bonita, os arranjos fiquem nos locais mais apropriados, para que os convidados fiquem confortáveis sem passar calor, e para que as fotos do dia do seu casamento fiquem incríveis.
Já vi ocasiões onde os convidados ficaram expostos ao sol das 15h ou das 13h! Para que isso não aconteça, é necessário analisar o local, saber o caminho do sol durante o dia, e até mesmo o horário em que o sol nasce e se põe. Sempre indico para os casais que estão planejando o seu casamento com antecedência, que façam uma visita ao local no mesmo dia que eles irão se casar, no caso 1 ano antes.
Já imaginou se o casamento começa com luz natural e termina escuro ou com luz artificial? Isso vai dar uma diferença enorme no resultado final do seu álbum.
Outro detalhe importante é a época do ano. Casamento na fazenda significa casamento ao ar livre, e nas semanas mais geladas do inverno isso pode gerar desconforto, especialmente se tiver idosos na lista de convidados.
Assim como no frio, é importante estar atento às previsões do tempo para evitar as épocas chuvosas. Se a fazenda for na sua cidade, você já deve ter uma boa ideia de quais épocas costumam chover ou fazer mais frio, não é mesmo? Mas tudo isso é perfeitamente adaptável com o bom e famoso plano B.
Leve o fotógrafo para conhecer o local antes
Isso vai fazer toda a diferença. Você sabia que em jogos importantes, os jogadores de futebol fazem o reconhecimento do gramado alguns dias antes da partida? Os pilotos de Fórmula 1 também conhecem a pista antes da corrida oficial. Com os fotógrafos é a mesma coisa.
Nas oportunidades em que pude conhecer o espaço antes do dia do casamento, planejei as fotos de acordo com a disposição da decoração e de acordo com a direção da luz natural. Já sabia exatamente onde o sol ia iluminar antes mesmo do evento acontecer. O resultado: fotos incríveis com o cenário perfeito.
Mais importante: isso permite que o fotógrafo de casamento conheça todas as possibilidades de registro, para que no dia possa explorar 100% do espaço no curto período de tempo que temos entre a cerimônia e a festa. Infelizmente, já me vi em situações de não poder explorar nem 30% da fazenda devido a erros de planejamento como estes.
Escolha cores leves
Se estamos falando de casamento na fazenda, certamente queremos que tudo fique lindo e contrastante com o espírito de evento ao ar livre, não é mesmo? Por isso eu recomendo que converse bastante com sua cerimonialista (se tiver) sobre alinhar uma paleta de cores dos detalhes que combine com o local.
Como fotógrafa, sempre recomendo cores leves, exceto o verde que pode ofuscar a decoração ou a pessoa que estiver vestindo essa cor, pois todo o espaço ao redor também é verde.
O branco da noiva é sempre um bom destaque, e tons pastéis sempre dão um bom preenchimento para decoração e para vestidos das madrinhas.
Quanto ao dress code dos convidados, isso fica ao seu critério, mas (novamente como fotógrafa rsrs) sempre acho lindo quando os convidados seguem uma paleta de cores!
Casamento na Fazenda: Fotos
Ótimo, agora que você conhece as dicas, partiu ver como fica na prática um belo casamento na fazenda? Veja fotos de casamento na fazenda do meu portfólio:
É isso! Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou ainda melhor, me chamar no WhatsApp que eu terei o prazer em te responder. E se estiver pensando em casar, independente de ser ou não em uma fazenda, não deixe de solicitar um orçamento para mim! :)